Ceia de Natal: o que cada alimento significa?


A ceia de Natal significa união em família! Ela é originária da tradição europeia que acolhia peregrinos e viajantes durante a noite de Natal para uma celebração repleta de comidas variadas. Esse hábito transcendeu fronteiras, se difundindo pelo mundo cristão e se ajustando às particularidades gastronômicas de cada localidade. Muitos alimentos são tradicionais na nossa ceia e são carregados de símbolos relacionados à esta época, são tradições e hábitos culturais que passam de geração para geração. Confira alguns dos significados das conhecidas “comidas de Natal’. 


Arroz: O arroz é um símbolo de fartura, riqueza, felicidade, abundância e fertilidade, sendo considerado um alimento de sorte em países como Japão, Líbano e Dinamarca. A preparação do arroz é vista como uma representação de um ano repleto de trabalho e prosperidade financeira para prover o sustento do alimento. Na ceia de natal o arroz é normalmente é preparado com outros ingredientes, como uva passas, castanhas e frutas. 


Peru assado: O peru significa prosperidade e fartura. O peru na ceia de natal tem origem americana, o prato é muito comum no país e a tradição de assar a ave já existia pois ela é preparada no Dia de Ação de Graças para comemorar o sucesso das colheitas. 


Porco e leitão: O suíno, por sua natureza de caminhar andando e fuçando para frente, é simbolizado como um animal de prosperidade. Sua elevada quantidade de gordura também é associada a abundância, fartura e a riqueza. É uma tradição bem antiga, os romanos já preparavam em seus banquetes desde o século XVIII. 


Rabanada: Um prato que está presente em quase todas as mesas de natal. A receita da rabanada veio dos portugueses e simboliza fertilidade e nascimento, foi criada para recuperar as mulheres após o parto na Europa. Também representa renovação porque é feita com pães amanhecidos. 


Salpicão: É um prato de origem brasileira, criado por volta da década de 50. Mesmo que o nome vem de “salpicón”, uma palavra de origem mexicana, o prato é totalmente brasileiro. Consiste basicamente em misturar legumes, frutas e frango com maionese.


Frutas secas: Comer frutas secas é uma tradição vinda dos romanos. Representam fartura, proteção e riqueza.  


Vinho: O vinho vem da tradição cristã, que associa o vinho ao sangue de Cristo. Uma taça de vinho representa elementos sagrados como vida, amor divino e a fertilidade.


Panetone: Surgiu na Itália e é um dos pratos mais tradicionais e obrigatórios da ceia natalina. A origem do panetone é desconhecida e há várias lendas sobre o seu surgimento, como a história dele ter nascido de um erro de um padeiro na Itália. O que se sabe é que o panetone tem raízes na Europa. 


E a ceia de ano novo? Vamos dar o gostinho de dois alimentos tradicionais que também podem compor a ceia de natal, mas que são bem mais comuns no ano novo. 


Romã: A romã representa fartura e fertilidade e é uma tradição na ceia de ano novo. Segundo a superstição, deve-se comer e guardar suas sementes na carteira para ter dinheiro e abundância no ano.  


Lentilha: O costume de comer lentilha na virada do ano (logo após a virada da meia noite) foi trazida pelos italianos para atrair fartura e prosperidade financeira para o ano todo. A superstição surgiu porque o formato redondo e achatado da lentilha é parecido com o de uma moeda. 


Já sabia do significado destes alimentos que estão presentes na nossa ceia? Natal é tempo de união e celebração em família e nada melhor que ser acompanhando de uma mesa farta e deliciosa. 

Ao saborear a ceia de Natal, é enriquecedor lembrar que os alimentos vão além do sabor e que eles carregam consigo significados que nos conectam as tradições do passado com a alegria do presente.




Compartilhe:
ASSINE ARROZ SABOROSO

Digite seu e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações.

BLOG

Publicações recentes

Como conservar e armazenar o arroz para evitar desperdícios

SAIBA MAIS

Grãos na alimentação: qual a importância?

SAIBA MAIS

Cardápio da Semana: Como organizar as refeições para a sua família?


SAIBA MAIS

Ceia de Natal: o que cada alimento significa?


SAIBA MAIS

O Arroz pelo mundo: na culinária e na cultura

SAIBA MAIS

Dicas práticas para evitar o desperdício dos alimentos

SAIBA MAIS

Como manter a cozinha organizada? Dicas práticas

SAIBA MAIS

Como fazer arroz: dicas para não errar no preparo

SAIBA MAIS

Erros mais comuns ao cozinhar e como evitá-los

SAIBA MAIS

Como escolher a panela ideal?  Conheça os tipos de panela, suas características e indicações.

SAIBA MAIS

Medo da panela de pressão?

Saiba alguns cuidados que você deve ter.

SAIBA MAIS

Guia completo: o que você precisa saber sobre alimentos congelados

SAIBA MAIS

Como economizar no supermercado?

SAIBA MAIS

Arroz branco, integral e parboilizado: saiba as diferenças.

SAIBA MAIS

Onde deve ir cada item na geladeira? Montamos um guia pra sua organização.

SAIBA MAIS

Curiosidades sobre o Arroz, sua origem e consumo

SAIBA MAIS

Quais as quantidades ideais, os benefícios e tipos mais nutritivos


SAIBA MAIS

Conhecendo os porquês para melhorar nossa alimentação

SAIBA MAIS

Como armazenar e organizar os alimentos na cozinha

SAIBA MAIS

Caia na folia com a criançada!

SAIBA MAIS

Conhecendo os porquês para melhorar nossa alimentação

SAIBA MAIS

Arroz Saboroso com feijão e cuidados

SAIBA MAIS

CAAL exporta arroz para a Inglaterra

SAIBA MAIS