Onde deve ir cada item na geladeira? Montamos um guia pra sua organização.

Onde deve ir cada item na geladeira? Montamos um guia pra sua organização.

Ter uma geladeira organizada vai além do visual, ajuda a armazenar e conservar melhor os alimentos sem desperdício, além da praticidade e facilidade de encontrar cada item no dia a dia. E isso não precisa ser uma tarefa difícil, é só saber os locais para guardar cada alimento e seguir este guia.

Primeiro vamos entender a sua geladeira. Dentro da geladeira acontece uma circulação de ar que vem de cima pra baixo. O ar que vem de cima é mais frio e por isso é mais denso. Ele desce e refrigera todo o interior.

O ar quente que está embaixo por ser mais leve sobe mais rápido. Essa troca de ar quente e ar frio acontece o tempo todo dentro da geladeira. Saber disso ajuda a entender o nível de refrigeração dos compartimentos e prateleiras da geladeira e consequentemente na organização dos alimentos. Conhecer os níveis de refrigeração de cada espaço dentro da geladeira vai te ajudar para guardar e armazenar os alimentos de acordo com a temperatura adequada para cada um.

Alguns alimentos ficam melhor na gaveta, outros na porta ou até mesmo na prateleira, dependendo no nível de refrigeração que cada um demanda.

Mas lembre-se que antes de partir para a organização, limpe e higienize a geladeira para receber os alimentos.

Agora vamos entender quais itens colocar nos espaços da geladeira.

Porta

É na porta que acontece a maior alteração de temperatura, porque quando abrimos e fechamos acontece bastante contato com o calor. Pensando nisso, reserve este espaço para alimentos que não são tão sensíveis a mudanças constantes de temperatura e não precisam ficar tão refrigerados. Exemplos:

Molhos, conservas e condimentos: mostarda, ketchup, azeitona, palmito.

Geleias.

Bebidas: sucos industrializados, bebidas alcoólicas, água, refrigerantes.

Primeira prateleira / parte superior

Aqui coloque alimentos que estão prontos para o consumo e que precisam de refrigeração constante para ficarem frescos. Os derivados de leite e itens que estragam com mais facilidade. Exemplos:

Comidas prontas

Ovos

Manteiga

Requeijão

Iogurte

Margarina

Leite

Prateleiras intermediárias

Armazene aqui alimentos que não precisam de refrigeração tão intensa para ficarem conservados.

Doces

Bolos

Sobras de comidas

Alimentos enlatados

Partes de baixo da geladeira

As gavetas inferiores são ideias para guardar legumes, vegetais, verduras e frutas porque são locais menos refrigerados, o que evita que estes alimentos que são in natura congelem.

Outra dica é sempre guardar os alimentos em potes, as frutas e verduras higienizadas e cortados. Aprender como organizar a geladeira vai te ajudar a liberar espaços e deixar seu dia a dia mais funcional porque você vai saber onde está cada item e ter uma visão geral mais clara da geladeira sem precisar ficar procurando cada alimento e bagunçando.

Agora é só colocar todas as dicas na prática e deixar sua geladeira organizada de dar inveja.