Medo da panela de pressão? Saiba alguns cuidados que você deve ter.
Você tem medo de usar a panela de pressão? Esse medo é bem comum porque realmente existe risco de explosão, mesmo que baixo, e não é incomum ouvirmos relatos e notícias sobre acontecimentos deste tipo. Mas para não acontecer acidentes e você não ter preocupações é preciso seguir alguns cuidados simples de uso.
Mas antes, vamos conhecer como é o funcionamento de uma panela de pressão?
Na tampa da panela de pressão tem uma borracha de vedação, é ela que garante que a pressão fique dentro da panela. Também tem a trava de segurança que mantém a tampa no lugar correto. E por fim, tem mais duas válvulas, a de controle com pino e a de segurança. Sabe a válvula que faz aquele chiado? Essa é a válvula de controle. Já a válvula vermelha é a de segurança, se essa saltar para fora é porque está garantindo que a pressão saia, prevenindo problemas na panela, por isso ela precisa estar sempre para baixo.
Agora que você já sabe como que é a estrutura geral do funcionamento de uma panela de pressão, vamos trazer algumas dicas de segurança que são importantes na hora do uso e da compra.
– Selo do INMETRO: verifique se a panela de pressão possui selo de certificação do INMETRO. Ele que garante que a panela tem qualidade, que foi testada e segue todas as normas brasileiras de segurança.
– Cuidado com a quantidade de alimento que você coloca: não adicione alimentos demais dentro da panela, se ela ficar muito cheia a circulação de ar pode ficar comprometida e isso pode aumentar riscos de acidentes. Use apenas 2/3 de capacidade com alimentos e água, o outro 1/3 deve ser deixado livre para que o ar quente faça o cozimento dos alimentos.
– Também não use a panela de pressão muito vazia, isso pode fazer com que os líquidos evaporem, queimando a comida.
– Atenção para borracha e as válvulas da tampa: sempre que for usar a panela confira se está tudo certo com a borracha, se ela não está ressecada, por exemplo. A válvula de controle também não pode estar entupida e precisa estar bem encaixada e enroscada. A válvula de segurança, aquela vermelha, não pode estar levantada no início do cozimento.
– O tempo de cozimento dos alimentos é contado a partir do momento que a válvula começa a chiar e não quando a tampa é colocada.
– Se o chiar do pino parar enquanto a panela estiver fervendo, fique atento pois é sinal de que a panela não está funcionando corretamente. Isso pode significar que a tampa está entupida, se isso acontecer, desligue o fogo para evitar que a pressão acumule.
– Espere a pressão sair totalmente da panela para abrir a tampa. Nunca abra a panela sem ter certeza de que não tem mais pressão dentro dela.
– Quando for limpar a panela de pressão verifique a borracha de vedação da tampa para ver se ela não foi comprometida durante o cozimento e limpe ela separadamente, também se certifique que não há pedaços de alimentos na válvula. É indicado trocar a borracha de vedação a cada 6 meses e a válvula a cada 5 anos.
Seguindo estas práticas você garante mais segurança ao utilizar a panela de pressão. Usá-la traz economia de tempo e dinheiro, porque você cozinha os alimentos com mais rapidez e economiza no gás também.
E aí, com estas dicas você perdeu um pouco o medo de usar a panela de pressão?