Guia completo: o que você precisa saber sobre alimentos congelados

Guia completo: o que você precisa saber sobre alimentos congelados

Congelar alimentos é uma opção prática e fácil para a correria do dia a dia. Ter alimentos congelados no freezer otimiza o seu tempo e sua rotina, possuir alimentos congelados pré-prontos facilita no preparo de outras receitas. Também é uma ótima opção para conservar a comida preparada em casa e ao planejar a alimentação da semana.

Você sabe qual a melhor forma de armazenar e quais alimentos podem ser congelados?

Antes de tudo saiba quais são os recipientes indicados para usar. Prefira potes plásticos que possuem tampa hermética ou sacos de plásticos também herméticos, potes e refratários de vidros são boas opções também.

Outras dicas para congelar:

 

  • Prepare pequenas porções para o congelamento ser mais rápido e o descongelamento mais prático.
  • Confira a data de validade dos alimentos.
  • Congele os alimentos em temperatura ambiente.
  • Coloque etiquetas com o nome dos alimentos e a data do congelamento.

 

O que posso congelar?

Frutas

As frutas podem ser facilmente congeladas sem comprometer a qualidade. Frutas in natura devem ser lavadas, tiradas as cascas e os caroços. Corte em pedaços pequenos e guarde em potes de vidro ou sacos plásticos. As frutas podem ser conservadas por cerca de 3 e 4 meses até o consumo.

Arroz e feijão 

Você pode congelar normalmente o arroz e o feijão cozidos, use potes plásticos ou de vidro herméticos. O ideal é congelar o arroz com menos sal que o de costume e o feijão sem temperos.

Verdura e legumes

O indicado para congelar legumes e verduras é passar eles por um choque térmico, processo chamado de “branqueamento”. Cozinhe os alimentos e depois passe água fria ou gelada neles. A água gelada interrompe o cozimento, dessa forma ao descongelá-los não será preciso cozinhá-los novamente e sim só fazer o aquecimento. Esse processo elimina os micro-organismos e garante a manutenção dos nutrientes e das cores.

Use sacos plásticos para armazenar no freezer e separe de maneira individual.

Carnes

Carnes brancas ou vermelhas podem ser congeladas, congele sem nenhum tempero e de preferência escolha carnes frescas. Uma dica é colocar em sacos plásticos de maneira individual e para ser mais fácil de descongelar em porções e para ser de fácil identificação também.

E como faço para descongelar?

O indicado é retirar os alimentos do freezer e deixá-los na geladeira para descongelarem lentamente e assim preservar o sabor. Você também pode usar o micro-ondas, se for usá-lo é importante preparar a comida em seguida porque no micro-ondas o alimento já começa o processo de cozimento.

O que não pode ser congelado?

Muitos alimentos podem estragar ao serem congelados ou perderem sua textura e sabor. Saiba alguns dos alimentos que você não deve congelar:

Verduras cruas, alimentos como maionese, queijos moles, molhos que levem farinha ou amido de milho, ovos com casca, batata cozidas e gelatina, por exemplo.

Também não se deve congelar uma segunda vez os alimentos. Após descongelar, os alimentos podem ser contaminados por bactérias e causarem intoxicação se congelados novamente.

Siga estas instruções quando for congelar os alimentos em casa e garanta uma rotina de alimentação prática com mais segurança e sem comprometer o sabor da comida.