Como armazenar e organizar os alimentos na cozinha
Na sua cozinha, você consegue encontrar tudo o que precisa? Ocorre muito desperdício de produtos esquecidos nos armários ou na geladeira?
Isso é mais comum do que gostaríamos e trás prejuízos financeiros para o orçamento do mês, mas a notícia boa é que isso pode ser evitável e trará economia de dinheiro e de tempo para você. Dois pontos preciosos do nosso dia a dia!
Se você deseja começar a economizar e aproveitar melhor os alimentos e produtos comprados, nós temos duas palavras para você: PLANEJAMENTO e ORGANIZAÇÃO.
Com um planejamento em mãos, você evita a compra de produtos que você já tem em casa e ainda não usou e consegue focar melhor na hora de ir ao supermercado, evitando de pegar produtos por impulso.
Já a organização torna-se necessária no armazenamento de alimentos e produtos. Desde os produtos secos até as saladas e frutas. Pois pelo armazenamento incorreto alguns deles podem acabar estragando mais rápido do que o normal.
Confira nossas dicas para incorporar essas palavrinhas na sua rotina de uma forma tranquila e sem mistérios.
1 – Comece com uma limpeza geral dos seus armários, despensa e geladeira.
Retire tudo o que está fora da validade, separe para doação aquilo que você não usa/come mais e volte a guardar os alimentos de forma ordenada.
Aqueles que você mais usa, deixe que fiquem de fácil acesso.
Tudo o que você tiver mais de uma unidade, coloque o que está com data de validade menor na frente, para você usar primeiro.
E na geladeira, atente para guardar corretamente as verduras.
2 – Tenha papel e caneta na cozinha
Durante a limpeza, você já pode ir anotando aquilo que está faltando na sua casa para a próxima ida ao mercado.
Fazer a listinha de compras é uma tarefa simples e básica que ajuda a economizar, pois você vai ao mercado com um objetivo: achar todos os itens da lista. Ter esse foco ajuda você a não se distrair em promoções de produtos que você não usa e evita a frustração de chegar em casa e ter esquecido itens essenciais.
3 – Armazene os produtos conforme as recomendações.
Se você ainda não sabe como armazenar as frutas e verduras para prolongar seu tempo de vida, pesquise na internet. Existem maneiras diferentes de armazenamento para elas, verifique quais as melhores para você. O que deve ir na geladeira, o que não pode, o que pode continuar no saquinho de plástico, o que é melhor tirar…
4 – Evite exageros.
Muitas vezes nos vemos tentados a comprar 5, 10 unidades de um produto em promoção que acaba estragando na prateleira da nossa casa. Avalie bem os preços da promoção e o seu consumo do produto para evitar esse desperdício de dinheiro.
5 – Compile suas compras.
Você tem o costume de ir ao mercado ou à padaria quase todo dia? Organize suas compras para serem feitas uma vez por semana, quinzenal ou até uma vez por mês. Assim, você evita as situações de compras por impulso. Daquele chocolatinho, chiclete ou até de lanches para substituir as refeições.
6 – Peça a colaboração de todos na casa.
Peça para as pessoas que moram com você que elas participem dessa rotina de organização. Ajudando a anotar os produtos em falta e até a dar ideias de receitas para consumir os produtos que estão nos seus armários.
Para manter a organização, é necessário a ajuda de todos.
Planejamento e organização nos orientam para uma vida mais sustentável, econômica e eficaz. Elementos que impactam na nossa qualidade de vida.
Coloque em prática, pelo menos algumas dessas dicas, você não vai se arrepender.