Como escolher a panela ideal?  Conheça os tipos de panela, suas características e indicações.

Como escolher a panela ideal? Conheça os tipos de panela, suas características e indicações.

São tantos tipos, modelos e tamanhos que na hora de comprar fica difícil escolher a melhor panela para a cozinha.

Na verdade, o que vai definir a panela ideal para você são fatores como a frequência que você cozinha e o que você cozinha, o tipo de fogão que utiliza e como prepara cada alimento.

Há panelas diferentes no quesito durabilidade, material, qualidade, resistência e que são ou não prejudiciais à saúde. Saber escolher a melhor panela vai trazer mais economia de tempo e de limpeza e até influenciar no sabor e qualidade da comida.

As panelas não se diferenciam somente pelo preço ou estética, cada uma possui características e especificidades que apresentam melhores resultados de acordo com o alimento preparado. Vamos trazer alguns dos tipos e materiais mais comuns para você ficar por dentro e acertar na escolha das panelas para sua cozinha.

Quais são os materiais de panelas?

Panela de alumínio

São uma das panelas mais comuns. As panelas de alumínio são baratas, versáteis, leves para manusear, possuem um aquecimento rápido, cozinham de tudo e suportam altas temperaturas, além de serem fáceis de encontrar para comprar.

Uma das desvantagens das panelas de alumínio é que elas liberam partículas tóxicas nos alimentos, que ao longo dos anos pode ser prejudicial à saúde. Outras desvantagens: amassam e arranham com facilidade, precisam de mais esforço na limpeza para manter o brilho, os alimentos podem grudar e normalmente não possuem um design tão bonito.

Panela de inox 

As panelas de inox são cada vez mais comuns na cozinha dos brasileiros, são panelas duráveis e versáteis porque podemos cozinhar, fritar e assar nelas, ótimas para arroz e acompanhamentos. Possuem fundo duplo e triplo, quanto mais grosso for o fundo, melhor a distribuição de calor. Com uma aparência elegante, aquecem os alimentos rapidamente e retêm a temperatura por mais tempo. As panelas de inox não liberam nenhum resíduo tóxico.

Uma desvantagem, mas que deve ser analisada pelo custo-benefício, é que as panelas de inox possuem um valor mais alto, elas também podem riscar e ficar manchadas ao passar do tempo.

Panela de barro 

O cozimento na panela de barro é mais lento porque o barro absorve e retém o calor. Por isso que é comum ouvir que as panelas de barro deixam a comida mais saborosa, com o cozimento lento os alimentos perdem menos valor nutricional e preservam mais o sabor. Também são panelas com design bonito e podem fazer parte da decoração da cozinha. E pode ficar tranquilo que o seu material não interfere no sabor e no aroma dos alimentos preparados.

Uma de suas desvantagens é que por serem feitas de um material mais frágil, podem quebrar com mais facilidade. Também precisam de uma atenção na limpeza, para não acumular bactérias e fungos.

Panela de cerâmica 

Indicadas para cozimentos longos, as panelas de cerâmicas são fáceis de limpar, leves, antiaderentes, conservam bem o calor e não liberam resíduos. Elas podem ser 100% de cerâmica ou apenas possuir o revestimento cerâmico, as com revestimento são mais baratas e acessíveis. É indicado utilizar a panela de cerâmica para caldos ou sopas.

Panela de ferro 

As panelas de ferro são velhas conhecidas de todos os brasileiros, elas alcançam e mantêm altas temperaturas. Por cozinhar uniformemente, o calor é bem distribuído evitando que os alimentos queimem com facilidade. São panelas duráveis, bem resistentes e bonitas, podendo substituir as travessas na mesa.

Contudo, as panelas de ferros são pesadas, o que dificulta o manuseio. Como falamos, são panelas duráveis, mas que precisam de cuidado com a limpeza e com a secagem para não enferrujarem. O valor delas também é mais elevado. Indicada para fazer sopas, caldos, feijoadas e carnes, por exemplo.

Panela antiaderente 

As panelas antiaderentes são leveis e fáceis de usar e limpar, porque possuem o teflon que evita que os alimentos grudem. Assim como as panelas de inox, são bem versáteis pois podemos assar, cozinhar e fritar nelas. Elas aquecem com facilidade, distribuem bem o calor e possuem um valor acessível para comprar. Uma de suas vantagens é que exigem menos óleo para preparar os alimentos, por isso é indicada para grelhados e frituras.

Uma desvantagem é que com o tempo e o mau uso o teflon pode se soltar da panela, ficar desgastado e ser riscado, o que é não faz bem para saúde pois são liberadas substâncias tóxicas nos alimentos.

Panela de pressão 

A panela de pressão possibilita uma redução considerável no tempo de cozimento dos alimentos. Ela alcança altas temperaturas em menos tempo e é ideal para preparar alimentos como grãos e carnes que são mais duros e precisam cozinhar por períodos mais longos.

Há panelas de pressão de alumínio, inox e até elétricas, sem revestimento e com revestimento.

Panela de vidro 

As panelas de vidro não são prejudiciais à saúde porque não liberam nenhum tipo de substância nos alimentos. Não transferem gosto ou cheiro nos alimentos, são fáceis de limpar e possuem um visual elegante. Uma das desvantagens é que são mais frágeis, além de serem mais pesadas e caras. Indicadas para preparar caldos e sopas.

Panela de cobre

As panelas de cobre retêm o calor com facilidade, por isso são indicadas para cozimentos mais rápidos. Esfriam e aquecem com facilidade, são duráveis e leves. Contudo, possuem um valor elevado e são difíceis de serem encontradas para comprar.

As panelas de cobre só podem ser comercializadas com a opção de revestimento de aço inoxidável ou titânio, sem este revestimento podem transmitir cobre para os alimentos, o que é compromete nossa saúde.

Panela de titânio 

As panelas de titânio não liberam resíduos, são antiaderentes e muito resistentes, mas podem riscar se não utilizadas com os utensílios corretos. São indicadas para frituras e grelhados. O valor delas é mais elevado, sendo também mais difícil de achá-las para compra.

Além dos materiais, é importante você conhecer alguns dos tipos de panela e a indicação de preparo de acordo com o alimento: panela com cabo, caçarola, frigideira, caldeirão, wok e sauteuse.

As panelas com cabo são a base de qualquer cozinha, são utilizadas para preparar arroz, risotos, molhos e comidas fritas.

Já as caçarolas são panelas mais fundas, conservam o calor mais lentamente e são indicadas para preparar carnes e cozidos. A do tipo caldeirão é geralmente feita de alumínio, sendo mais alta e funda que a caçarola, é utilizada para a preparação de alimentos que precisam de bastante água.

As frigideiras são indicadas para preparos mais rápidos, para fritar, grelhar ou refogar e são encontradas em inox, ferro e alumínio, em diversos tamanhos e espessuras.

As panelas do tipo sauteuse, lembram uma frigideira, porém são mais altas e com as laterais mais arredondadas. As woks também são parecidas com as frigideiras, porém mais arredondadas, usadas principalmente para a culinária oriental e para refogados, fritos e cozidos.

Usar a panela certa é importante assim como escolher os ingredientes da sua receita. Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos e modelos de panela vai ser mais fácil escolher e preparar seus alimentos.