Quais as quantidades ideais, os benefícios e tipos mais nutritivos

Quais as quantidades ideais, os benefícios e tipos mais nutritivos

Muitas vezes o arroz é pintado como vilão da história, especialmente quando as pessoas estão buscando a redução de medidas, mas não é bem assim!

Hoje vamos trazer para vocês dados que comprovam o benefício do arroz quando consumido de forma ordenada.

Você vai ver que ele é um aliado importante para ter no seu dia a dia.

Um dos alimentos mais populares da história, que alimenta bilhões de pessoas e faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros ainda causa confusão para algumas donas de casa na hora de planejar as refeições.

Por indicações, consideramos a seguinte recomendação:

Quando o arroz for acompanhamento: um cálculo médio é de 1/4 de xícara do grão

Já quando o arroz for o prato principal é de 1/2 xícara.

Passando para a questão nutricional, o arroz se destaca por ser um alimento rico em carboidratos, fornecendo energia e ainda tendo na sua composição: proteína, vitamina E e do complexo B, ferro, potássio, sódio e fibra alimentar.

Diariamente, o consumo pode ser de 2 a 3 colheres de sopa de arroz, se for combinar com o feijão, adicione 1 concha e 1/2.

O tipo de arroz mais popular é o branco, conhecido por agulinha, mas existem outros que têm ganhado espaço na mesa dos brasileiros e, cada um, possui um diferencial. Confira:

Agulhinha (branco): a principal função é fornecer energia através dos seus carboidratos. Sua casca, local onde tem maior parte dos nutrientes, é removida e o grão é polido, o que causa a perda de nutrientes.

Integral: Por não passar pelo processo de polimento, mantém as fibras, minerais e óleos essenciais do grão. É capaz de estimular o intestino, aumentar a saciedade e reduzir a absorção de gordura pelo corpo.

Parboilizado: Esse tipo de arroz passa por um processo de tratamento que leva os nutrientes para dentro do grão, enriquecendo o arroz, apesar de polido.

Diante das 3 opções apresentadas os tipos integral e parboilizado são os mais ricos em nutrientes, trazendo maiores benefícios para seus consumidores.

Vendo tudo o que foi trazido, pode-se perceber que o arroz é um aliado barato, nutritivo e prático para contar no seu dia a dia.